Princípios metodológicos

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), norteia-se em métodos ativos de aprendizagem e vivência, que valorizam a construção do conhecimento pelo estudo em grupo e individual, facilitando a integração dos participantes no estímulo ao intercâmbio de experiências.

O curso do ESDE está configurado como ensino moderno e reflexivo que busca abranger as grandes áreas do ser. Estas, são denominadas de os quatro pilares da educação - conforme indicado pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). Estes postulados são: o aprender a aprender; aprender a saber; aprender a conviver e aprender a ser.

O ESDE se caracteriza como um curso presencial, com reuniões semanais. O seu conteúdo é organizado em módulos temáticos, divididos em roteiros, com aprofundamento gradual, facilitando a apreensão do conhecimento.

Cada roteiro do ESDE apresenta: objetivos específicos a serem alcançados em cada encontro; ideias principais do conteúdo; sugestões de atividades para a introdução; desenvolvimento e conclusão; subsídios para os assuntos a serem tratados e referências bibliográficas.

A sistematização metodológica do estudo espírita que é caracterizado pelo ESDE buscou apoio na seguinte orientação de Allan Kardec: "um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios [...].Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências". (Obras Póstumas, Projeto 1868).

As orientações do ESDE partem também da seguinte mensagem: "O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita constitui o mais eficiente método pedagógico para a educação de todos aqueles que se candidatam à auto-iluminação. Isto porque, através da instrução e do esclarecimento dos aprendizes, favorece a educação moral em toda a sua profundidade (...)", do Espírito Angel Aguarod, e publicada originalmente na revista Reformador, de março de 2008, na página 8.

Resume todo esse esforço de busca por ampliação do conhecimento espírita, a frase proferida pelo Espírito de Verdade e publicada no O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VI, item 5: "Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo".

Bibliografia básica indicada para o ESDE

1. Obras Básicas, de Allan Kardec:

O Livro dos Espíritos;
O Livro dos Médiuns;
O Evangelho segundo o Espiritismo;
O Céu e o Inferno;
A Gênese.

2. Obras complementares, de Allan Kardec:

O Espiritismo em sua expressão mais simples;
O que é o Espiritismo;
Revista Espírita 1858 - 1869;
A viagem em 1862;
A obsessão;
Obras póstumas.

Prôximos eventos

Não há eventos disponíveis no momento

 
FEB Editora
O Gato Lindinho, Cecília Rocha e Zaira Silveira
O Gato Lindinho
R$ 17,00